Skip to Content

ROBERT RAUSCHENBERG: Em viagem 70-76

Da exposição “Robert Rauschenberg: em viagem 70-76”, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves desde 26 de Outubro, comissariada por Mirta D'Argenzio e co-produzida pela Fundação de Serralves, por Haus der Kunst - Munique (Alemanha) e pelo Museu Donna Regina (Madre) - Nápoles (Itália), resultou este livro que reúne 65 trabalhos produzidos pelo artista contemporâneo norte-americano de 82 anos, internacionalmente aclamado.


.Travelling '70-'76 conta com obras pouco conhecidas onde foram usados materiais simples e universalmente disponíveis tais como cartão e tecido.
No livro para além do catálogo do artista podemos ler textos (em português e em inglês) de João Fernandes e Mirta D'Argenzio.
As obras de Rauschenberg dizem os historiadores de arte, "abriram possibilidades revolucionárias para a concepção e a realização da obra de arte, suscitando novas possibilidades entre a pintura e a escultura e entre a performance e o objecto".
A título de curiosidade, Robert Rauschenberg tem na sua carreira galardões invulgares, nomeadamente o Grammy que ganhou pela criação da capa do álbum "Speaking in Tongues", dos Talking Heads (1983).

Foi também o único artista convidado pela revista “Time” para criar a capa de uma das suas edições, assim como um dos criadores seleccionados pela NASA para ter uma obra sua na Lua.



artigos | by Dr. Radut