Skip to Content

INSIDE-OUTSIDE

“Do título do presente livro – Inside/Outside – retiraram-se as expressões que o organizam e que se revêem nas matérias abordadas nos respectivos capítulos.

Nesta primeira parte assinalam-se os contextos, as influências, informações experiências, a formação académica, tudo o que contribuiu para que me tornasse a pessoa e o designer que sou.

Trata da assimilação de, da reacção a, da reflexão sobre modelos de trabalho que, desenvolvidos num enquadramento experimental, atingiram gradualmente, uma verdadeira prática profissional.

São dispersos estes elementos, anotados ao sabor da memória e de um exercício que procura interpretar, à distância, a presença e a interiorização de aspectos e de acontecimentos que se confirmariam decisivos com o passar do tempo.

O movimento que estrutura esta parte faz-se de fora para dentro”.

“Se, na primeira parte deste livro, a preocupação central foi para o relato da interiorização de referências oriundas dos mais diversos enquadramentos, a segunda parte é movida pelo desejo de explicitar a forma de exteriorização das referências, dos conhecimentos e das influências assimiladas. É através de experiências de trabalho que devolvo ao mundo aquilo que recebi, processei e transformei.

Cada proposta carrega subtilmente o peso da formação passada, dos contactos processados e estabelecidos, das reflexões por eles potenciadas.

Cada proposta constrói um novo ambiente, define um novo espaço de comunicação e servirá, por sua vez, a novos comentários e novas reflexões. 

O movimento que define esta parte do livro vai de dentro para fora”. 

Publicado na Newsletter Norprint, Maio, Ano 2014, No. 92




artigos | by Dr. Radut