Skip to Content

SOARES DA COSTA – CONSTRUÍMOS PORTUGAL NO MUNDO

 

Foi em 1918, ano que ficou marcado pelo fim da primeira guerra mundial, que José Soares da Costa funda no Porto uma empresa especializada em acabamentos de alta qualidade e pinturas a ouro fino.

A empresa, que iniciara a sua actividade com 10 trabalhadores, foi crescendo e em 1936, ano da morte do seu fundador, conta com 50 trabalhadores. Nos anos 50 o envolvimento da Soares da Costa nos acabamentos da Câmara Municipal do Porto, marca a diversificação da actividade da empresa noutras especialidades, como a serralharia, carpintaria e sanitária.
Até que, a expansão internacional se tornou inevitável e a Soares da Costa começou a trabalhar além fronteiras. Primeiro na Venezuela, e depois Egipto, Guiné-Bissau, Angola, Nigéria, Moçambique, Iraque, Argélia, Guiana, Cabo Verde, Macau, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. E são as obras nestes países que servem de pretexto a Rui Romão – colaborador da Soares da Costa há 26 anos – para revisitar ao longo do último ano com a sua máquina fotográfica a extensa obra da Soares da Costa pelo mundo fora, brindando o leitor com fotografias únicas e uma nova perspectiva do que é o trabalho desenvolvido por esta empresa com 90 anos.



artigos | by Dr. Radut