Skip to Content

POR UMA VIDA MELHOR - O OLHAR DE GÉRALD BLONCOURT

Gérald Bloncourt  - "Por uma Vida Melhor", foi publicado por ocasião da exposição apresentada no  Museu Colecção Berardo entre 18 de Fevereiro até 18 de Maio deste ano. Esta edição bilingue (português/francês) para além das fotos de Gérald Bloncourt conta com textos de José Berardo, do próprio fotógrafo, de José Vieira, Isabel Lopes Cardoso e Bernadette Caille.

A partir do final dos anos 50, milhares de trabalhadores portugueses entraram em França para tentar a sua sorte naquele país.
Instalados em bairros de lata em condições de miséria, os emigrantes começaram a organizar-se e a denunciar a sua situação junto de uma imprensa militante deste tipo de causas, e Gérald Bloncourt (actualmente com 81 anos) começa a seguir a vida dos portugueses que se instalaram sobretudo em Champigny e em Saint-Denis.
Cerca de meia centena de fotografias a preto e branco inéditas de Gérald Bloncourt sobre a vida dos emigrantes portugueses em França, tiradas a partir dos anos 50, mostra um quotidiano de miséria nos "bidonvilles" (bairros de lata).
Para além da exposição, o livro também visa dar a conhecer as características do trabalho deste fotógrafo, sublinhando o seu olhar humanista e propondo uma reflexão sobre os fenómenos de emigração e imigração.



artigos | by Dr. Radut