Skip to Content

FERNANDO LANHAS

Fernando Lanhas nascido no Porto em 1923, é um dos nomes maiores da arte portuguesa do século XX. A sua pintura introduziu o abstraccionismo geométrico em Portugal a partir de finais dos anos 40.

A obra, com inúmeros textos (de Fernando Guedes, João Fernandes, Egídio Álvaro, Paula Pinto, entre outros) é uma retrospectiva que reúne, não só os trabalhos pictóricos de Lanhas, como igualmente as suas criações nas áreas da poesia, da arquitectura, da arqueologia e da astronomia.
A publicação, editada pela Fundação de Serralves e patrocinada pelo BPI conta ainda com a biografia do artista, a sua lista de obras e ilustrações e os créditos fotográficos (destacando Rita Burmester, Maria Antonieta, José Pessoa e o próprio Fernando Lanhas). "Lanhas é um homem que olha o mundo, os mundos; que procura ver até ao mais longínquo dos fins, ou simplesmente olhar o que está modestamente ao alcance da sua mão - mas ao ver quer simultaneamente saber. Ver e procurar saber, olhar e procurar a razão, são duas atitudes indissociáveis na sua vida activa, trate-se de estrelas ou de folhas de fetos, quimeras afinal." - Fernando Guedes.



artigos | by Dr. Radut