Skip to Content

ÁLVARO SIZA VINTE E DOIS PROJECTOS RECENTES

Os 22 projectos recentes que este livro nos apresenta são variados: assim temos equipamentos lúdico - desportivos, edifícios para habitação colectiva e serviços, habitação social, casas uni familiares, equipamentos culturais, intervenções urbanísticas, estruturas de apoio a transportes e comunicações, equipamentos educativos e equipamentos industriais.

As obras situam-se principalmente na Península Ibérica (Portugal e Espanha), no entanto são apresentadas ainda obras na Holanda e Coreia. Para Siza Vieira o sítio da obra, o conhecimento do local, é essencial, não só na fase inicial do projecto, mas sobretudo no desenvolvimento das ideias e das formas. É famosa a sua afirmação "a ideia está no sítio".

Cada obra começa com um pequeno texto do arquitecto Siza Vieira sobre o local, o objectivo da obra e as preocupações deste em relação ao rumo que a obra deverá tomar. Depois seguem-se os esquissos, as plantas, os desenhos, as maquetas e claro, as fotografias da obra concluída, realçando pequenos pormenores ou expondo o contexto em que esta se insere.

Com textos de Carlos Castanheira, Álvaro Siza, Nuno Higino e José Salgado, e fotografias de Fernando Guerra, Francisco Vidinha e do arquivo de Álvaro Siza, nesta edição da Casa de Arquitectura sobre o arquitecto matosinhense, temos a oportunidade de apreciar mais de perto o método de trabalho de um dos maiores arquitectos contemporâneos portugueses.



artigos | by Dr. Radut