Skip to Content

O MUSEU DA LUZ

O Museu da Luz foi fundado no ano de 2003, na "nova aldeia da Luz", que surgiu do processo de relocalização da aldeia, após a submersão pela barragem de Alqueva. A sua criação foi motivada por vontade da própria comunidade em mudança, razão pelo que o museu foi desde logo previsto nos respectivos planos de construção da nova aldeia.

  

Os montes são uma das mais emblemáticas estruturas do Alentejo, e agora com a Barragem do Alqueva, muitas dezenas deles desapareceram. A "musealização" do Monte dos Pássaros, a primeira construção que se via na chegada à antiga Aldeia da Luz, pretende assim dar a deviada importância destas construções na vida dos alentejanos.

Esta publicação vagueia pelas memórias alentejanas sobre os seus montes, com textos de Capela e Silva, Victor Mestre e Sofia Aleixo, contando também com conversas com a gente da Luz por Benjamim Pereira, o etnólogo responsável pelo programa museológico do Museu da Luz. No livro podemos ler ainda uma perspectiva arqueológica do monte alentejano por António Carlos Silva e a musealização do Monte dos Pássaros pelos arquitectos Pedro Pacheco e Marie Clément, que foram distinguidos com vários prémios nacionais e internacionais no contexto do projecto do Museu da Luz.

Publicado na Newsletter Norprint, Junho, Ano 2007, No. 16




artigos | by Dr. Radut