Skip to Content

JOSÉ MANUEL CIRIA

José Manuel Ciria, nascido em 1960, é um dos nomes mais conhecidos da pintura actual espanhola, e também um nome significativo no panorama da arte moderna contemporânea. É representado em Portugal e Espanha pela Galeria Cordeiros (editora também deste seu livro "Trabalhos recentes" - Madrid/New York).

Ao longo das 446 páginas, podemos apreciar as obras do pintor (óleos e colagens sobre tela)  que pertencem a várias fases da sua carreira até aos dias de hoje, sendo de destacar a diversidade dos temas: obras de grandes dimensões onde é evidenciado uma parte significativa do figurativo, com relevo para a elaboração de corpos, uns completos, outros incompletos que dão lugar a composições de grande força cromática.

No livro constam também textos (em português, espanhol e inglês) de Eduardo Paz Barroso, Tomás Paredes, Celia Montolio, Mercedes Replinger entre muitos outros."Sou capaz de dominar a composição, mas o resultado é sempre uma surpresa e as texturas e detalhes surgem aleatóriamente sem que consiga nem pretenda dominar o caos."- José Manuel Círia.



artigos | by Dr. Radut