Skip to Content

JÚLIO POMAR: PRIMEIRA ESCOLHA

A Galeria Municipal de Matosinhos acolhe em Dezembro e Janeiro uma exposição antológica do mestre Júlio Pomar, consagrado há muito como um dos mais importantes artistas plásticos contemporâneos. Júlio Pomar, que nasceu em Lisboa em 1926, expõe em Matosinhos, 66 obras realizadas entre 1947 e 2005. Apesar de ser reconhecido essencialmente como pintor, a sua obra tem demonstrado que domina com mestria outras artes plásticas.

E assim, neste livro dedicado à exposição que realiza na Galeria Municipal, que se intitula "Júlio Pomar: primeira escolha", podemos apreciar não só o seu trabalho na área da pintura, mas também na arte gráfica, na assemblage/escultura e serigrafia. Mas este livro não é só a exposição de Matosinhos, é também um olhar sobre outras obras emblemáticas do pintor e um deslumbre sobre o atelier museu de Júlio Pomar no Bairro Alto em Lisboa.

"A obra de júlio Pomar é vastíssima e conquistou um lugar incontornável na história da arte portuguesa do século XX.", Dr. Guilherme Pinto, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.



artigos | by Dr. Radut