Skip to Content

Newsletter Norprint, Janeiro, Ano 2012, No. 66

TEXTOS E PRETEXTOS - ORIENTE

Uma das muitas interessantes manifestações da psicologia do homem da Europa é sem dúvida o amor, sentido por muitos indivíduos, pelos países estranhos e distantes, pelas civilizações exóticas [...]
(Wenceslau de Moraes, “O Exotismo Japonês” [1919].

DOURO

O livro do DOURO foi publicado em Português, Inglês, Francês e Alemão, com quatro capas distintas.
Uma paisagem monumental, obra conjugada do homem e da natureza.
Como escreveu Aquilino Ribeiro, “... a região do Douro, considerada como ambiente, é uma maravilha do homem, não uma maravilha da criação. Tudo ali canta a força e vitória dos seus colonos. Da pedra se fez terra, do sol bravo o licor generoso, que tem um ressaibo de brasa e de framboesa”.

VIDA NO CAMPO

Vida no Campo é uma metáfora sobre a perda do Portugal Rural e um antídoto contra o mau viver pelo despovoamento e abandono, ou, noutro registo, pela profunda metamorfose que vai lavrando pelo país dos (ex)agricultores com o desaparecimento das suas práticas ancestrais, modos de vida, território e paisagens. Paisagens de lamentações…, ruínas, em muitos casos.

CORRENTES D´ESCRITAS 2012

A sessão oficial de abertura do encontro correntes d´escritas aconteceu no dia 23 Fevereiro, na Póvoa de Varzim.
O encontro anual reúne escritores de expressão ibérica provenientes de países e continentes onde se falam as línguas portuguesas e espanholas, desde a Península Ibérica, passando pela América do Norte e do Sul à África Lusófona.
A conferência de abertura esteve a cargo do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.
Também foram anunciados os vencedores dos Prémios Literários 2012 e feito o lançamento da revista correntes d´escritas 11.



by Dr. Radut