Skip to Content

Newsletter Norprint, Novembro, Ano 2011, No. 64

7 ARTISTAS/ 7 POETAS

Na nota de abertura desta obra, diz Laura Castro: "Para ver e ler, rever e reler, por esta ordem ou pela inversa, foi construída esta obra que resulta desse gosto particular que o editor José da Cruz Santos cultiva há várias décadas, o da relação entre texto e imagem, que o tem levado a aproximar artistas e escritores da cultura universal. E não poderia encontrar-se obra mais adequada para inaugurar um ciclo de publicações destinadas a assinalar os seus cinquenta anos de vida editorial que se cumprem em 2012.”

EDUARDO BATARDA - OUTRA VEZ NÃO

“Sendo um dos mais conhecidos artistas portugueses, Batarda é também um dos menos conhecidos. Por um lado, trata-se de um artista representado em numerosas colecções institucionais e particulares, as suas exposições individuais têm acontecido com regularidade, a sua actividade como professor foi referencial para mais de uma geração de jovens artistas, as suas colaborações em filmes e peças de teatro, assim como a sua actividade de ilustrador, foram marcantes em momentos muito singulares da cultura portuguesa, a sua longínqua actividade crítica ainda hoje pode ser lembrada como exemplar de uma interrogação da obra de arte objectiva e subjectivamente leal, frontal e explícita num contexto onde raras são as vozes que assim se exprimem.

O CÃO DA SERRA DA ESTRELA

Finalmente, Portugal tem uma grande edição sobre o Cão Serra da Estrela.
“Esta região de grande montanha nacional vê-se agora mais prestigiada pelo escrito do Dr.Jerónimo Augusto que através de uma profunda investigação consegue transmitir em definitivo a identidade desta raça única. Esta edição está feita de forma bilingue para que seja permitida a leitura pelos muitos interessados no Cão Serra da Estrela que em mais de 50 países a ele se dedicam. Este é um contributo decisivo para apoiar e preservar o Cão Serra da Estrela como valor único do património da região e do país."

PEDRAS - 140 ANOS UMA MARCA COM VIDA

A celebrar os 140 anos da Água das Pedras Salgadas foi lançado este livro profusamente ilustrado com imagens que retratam a vida das Águas das Pedras  ao longo de mais de um século.
"Água de circulação subterrânea, que na passagem pela rocha granítica permeável obtém as características que a fazem única, impossível de copiar ou reproduzir. Intacta em lençóis, a mais de mil metros de profundidade que demoram dezenas, centenas de anos a completar e renovar o seu ciclo, e alcançar a perfeição. Hipersalina, gasocarbónica, bicarbonatada diz a ciência, volta a dizer a ciência, 140 anos depois da primeira análise realizada em 1871, para dar fé da qualidade excecional da água da Bacia de Pedras Salgadas e os seus aquíferos."



by Dr. Radut