Skip to Content

Newsletter Norprint, Julho, Ano 2010, No. 49

SOCIEDADE PORTUGUESA DE GASTRENTEROLOGIA 50 ANOS

Jorge Areias, Presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia e Amélia Ricon Ferraz, directora do Museu de História da Medicina "Maximiano Lemos" da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto são os Editores Literários desta monografia que pretende comemorar os 50 anos da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia.

ÁFRICA DENTRO - MARIA JOÃO AVILLEZ

Com prefácio de Emílio Rui Vilar, a obra de Maria João Avillez “África Dentro” retrata o caminho efectuado pela Fundação Calouste Gulbenkian nas áreas da Saúde e da Educação nos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Segundo Emílio Rui Vilar “ a visão da jornalista que capta o essencial dos factos, recolhe sem constrangimentos a opinião dos actores do terreno e regista a síntese do que viu e ouviu em imagens vivas e discurso directo”.

VIVA A REPÚBLICA! 1910-2010

Segundo Luís Farinha, Comissário da Exposição: “A exposição Viva a República! 1910-2010, mostra o curso de um dos ciclos políticos mais marcantes da história recente de Portugal. O advento da República foi o momento decisivo de viragem de um Estado arcaico e dependente e o início do processo de transição do regime oligárquico para uma democracia de massas que só veio a florescer, definitivamente, em 25 de Abril de 1974”.

TERRITÓRIOS DO VINHO

A obra do autor Manuel de Novais Cabral “Territórios do Vinho” é uma obra que aborda o vinho como um produto cultural e sublinha a importância que a vinha e o vinho assumem cada vez mais no âmbito da Economia, do Turismo e do Desenvolvimento Regional. 13 artistas plásticos completam os textos do livro e o resultado é o de uma viagem surpreendente por territórios vitícolas e vinícolas.



by Dr. Radut