Skip to Content

Newsletter Norprint, Novembro, Ano 2006, No. 10

FOTOGRAFIA NO DOURO: ARQUEOLOGIA E MODERNIDADE

Álbum da exposição sobre fotografia no Douro decorrente dos primórdios da fotografia (início dos anos 40 do séc. 19) até à actualidade, com a respectiva evolução da própria imagem fotográfica, associada à tipologia e método empregues. Com particular evidência para o surgimento da fotografia, que sendo mais profícua em detrimento do retratismo desenhado (também exposto neste livro), revolucionou o incremento da documentação imagética tornando-a também mais prolífera.

UNIVERSOS PARA ALÉM DO VISÍVEL: ELEMENTOS DO SONHO

Fogo, água, ar e terra são os elementos da natureza que compõem nesta obra os “Universos para além do visível” como elementos de sonho. Não obstante a sua opacidade, estes são discernidos através do trabalho fotográfico do norte-americano Joseph Sherman (Joseph *), e dos textos que são da autoria do mesmo fotógrafo e da portuguesa Maria Alexandra Oliveira (Alexandra *). Neste trabalho as imagens e as palavras reconhecem-se mutuamente, completando-se num processo simbiótico, que é o dos próprios autores, na Arte como na Vida, que ambos definem como OneLight*.

RICARDO PAIS: ACTOS E VARIEDADES

“É muito difícil avaliar uma carreira” (Ricardo Pais)

Mais ainda, mas não impossível de todo (como se prova nesta extensa obra), quando se pretende descrever e analisar de forma rigorosa e exaustiva o percurso duma carreira artística como a de Ricardo Pais que teve ao longo da sua vida, como actor, encenador, criador cénico, formador e gestor cultural, tornando-se assim  numa das personalidades mais importantes e polivalentes da cultura portuguesa.

ANAMNESE: O LIVRO

Um dos desígnios da Fundação Ilídio Pinho é o da promoção da cultura portuguesa em moldes inovadores, tendo como exemplo inovador em si, o já existente sítio da Internet, também com o mesmo nome e principais conteúdos do livro em 2 volumes, publicado agora pela Fundação I.P. e que pretendemos dar a conhecer através desta recensão. Não obstante as vantagens que esta plataforma (electrónica) documental faculta, no que diz respeito à potencial e versátil pesquisa disponível em qualquer momento e lugar do mundo, teremos de ter em conta o acesso e a necessidade dos respectivos meios tecnológicos. O suporte em livro surge agora impresso de forma a complementar o sítio, com as vantagens próprias e características que um livro oferece comparativamente à edição electrónica: consulta directa sem recurso a meios tecnológicos.

AUDITORIA INTERNA À EMPRESA

Dando cumprimento ao plano de formação estabelecido pela empresa, terminou na última semana de Setembro a acção formativa em Auditorias Internas.
Oito funcionários da empresa concluíram com êxito, mais esta iniciativa de enriquecimento profissional dos seus quadros.



by Dr. Radut