Skip to Content

ARMANDA PASSOS

Armanda Passos nasceu no Peso da Régua (1944), vive e trabalha no Porto. Curso de Artes Plásticas na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Está representada em várias colecções, desde Serralves (Porto) a Gulbenkian (Lisboa).

O Centenário da Universidade do Porto dedica-lhe duas exposições:

"Reservas" de pinturas a óleo/tela na Casa Andresen com a apresentação do livro "Armanda Passos — Uma Retrospectiva", feita por Raquel Henriques da Silva.  Nele o historiador e crítico de arte José-Augusto França elogia-lhe “o malicioso bom gosto de intitular as suas telas só pelo que fisicamente são, a óleo". Luís de Moura Sobral, professor de história de arte, deixou-se "fascinar" pela sua “constante fidelidade" à pintura e à temática da “figura feminina".

E a exposição intitulada "Obra Gráfica", no edifício da Reitoria, com o livro do mesmo título, que aborda um estudo académico de Fabíola Valença, no âmbito do Mestrado em História da Arte Portuguesa da FLUP, o qual sistematiza um conjunto de matrizes, gravuras e serigrafias concebidas e executadas por Armanda Passos, durante o período de 1976 a 1992 no âmbito da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) e do seu primeiro Atelier.

Com design gráfico do Henrique Cayatte. Direcção e coordenação de Fabíola Valença.



artigos | by Dr. Radut