Skip to Content

AREOSA E O SEU GRUPO ETNOGRÁFICO – DA FUNDAÇÃO À MODERNIDADE

Areosa (Viana do Castelo) é berço de um dos mais emblemáticos e prestigiados grupos folclóricos nacionais, o Grupo Etnográfico de Areosa (GEA). A música, o canto e a dança deste Grupo correm fronteiras, conseguindo o aplauso dos mais diversos públicos e os mais destacados galardões em concursos internacionais. O seu brilhante percurso de 43 anos era, por isso, merecedor da conveniente divulgação, o que veio a acontecer agora com a concretização deste projecto editorial.


Mas esta obra vai às origens, já que o Grupo só existe, porque Areosa, freguesia hoje integrada na cidade de Viana do Castelo, tem uma história secular, onde também sobressai o folclore.
O livro é composto por dois capítulos distintos: VINHA DE AREOSA - da romanização à república, da responsabilidade, de Carlos Branco Morais, e PELOS CAMINHOS DO FOLCLORE - uma viagem centenária, com autoria de Gonçalo F. Meira e Carlos Pires Baptista.  
Pelos textos e pelas imagens de enquadramento que comporta, com origem no princípio do século XX, fazendo um percurso até à actualidade, este livro apresenta-se com destacada beleza e de profundo encantamento.



artigos | by Dr. Radut