Skip to Content

TODOS DE PIJAMA

"O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa solidária para crianças. É um dia em que crianças ajudam outras crianças. Todos os anos, no dia 20 de Novembro — Dia Internacional da Convenção dos Direitos da Criança —, nas escolas aderentes de todo o país, as crianças até aos 6 anos de idade podem participar no Dia Nacional do Pijama — um dia divertido, educativo e solidário!

Neste dia, as meninas e meninos pequenos vão vestidos de pijama para a sua escola para lembrar a todos que “uma criança tem direito a crescer numa família”. Na verdade, no preâmbulo da Convenção dos Direitos da Criança, aprovada pelas Nações Unidas, em 1989, está escrito:
«Para o seu desenvolvimento harmonioso, a criança deve crescer numa família, num clima de felicidade, amor e compreensão».Mostrando o seu sentido de amizade, no Dia Nacional do Pijama, as crianças  são convidadas a entregar o pequeno mealheiro da «Casa dos Pijamas» cheio  com as moedas que pediram aos seus pais, avós, tios, padrinhos, amigos e vizinhos. Com todos estes pequenos donativos de muita gente e partindo da capacidade de amar dos portugueses, o projeto «Procuram-se Abraços» da Mundos de Vida tem vindo  a sensibilizar, encontrar, apoiar, formar e acompanhar novas famílias de acolhimento  de crianças, para se mudar a realidade das crianças em risco, no nosso país.

Em Portugal, em 2011, havia 8453 crianças em risco a viver em centros de acolhimento e apenas 485 em famílias. Até regressarem, um dia, para casa dos seus pais, muitas destas crianças podiam crescer melhor no seio de uma família, num ambiente mais terno, mais seguro e mais positivo, como defendem as boas práticas internacionais. Apoie esta causa, visite o site da Mundos de Vida (www.mundosdevida.pt), onde encontra várias formas de ajudar, ou escrevam para mundosdevida@mundosdevida.pt para pedir mais informações sobre o Dia Nacional do Pijama ou fazer chegar as suas ideias.
As escolas e instituições de todo o país que aderirem vão receber um pack de material informativo e de divulgação e também um livro infantil original de grande formato com o título “Todos de Pijama” ilustrado por Yara Kono que foi vencedora do Prémio Nacional de Ilustração promovido pelo Ministério da Cultura. No fim de período de inscrições que terminou a 30 de Setembro, estavam registadas 52.661 crianças, de todos os distritos e regiões autónomas do país. O Dia Nacional do Pijama será a maior manifestação alguma vez realizada em Portugal, em nome de uma grande causa: “uma criança tem direito a crescer numa família”!



artigos | by Dr. Radut