Skip to Content

REIMAGINAR - O FOTÓGRAFO MARTINS SARMENTO

Prosseguindo a tarefa de recuperar memorias fotográficas vimaranenses, o projecto Reimaginar Guimarães, da responsabilidade da programação de cinema e audiovisual da Capital Europeia da Cultura, efectua agora uma incursão no espólio fotográfico de Francisco Martins Sarmento.
Para muitos será uma revelação. De Martins Sarmento (1833-1899) conhecem--se algumas das áreas em que se desdobrou a versatilidade do seu labor de homem de cultura, da arqueologia à etnografia, mas permaneceu quase desconhecida a sua actividade como fotógrafo.

A julgar por uma observação perfunctória da colecção de negativos e provas conservada na Sociedade que tem o seu nome, estamos perante uma actividade a que foi dedicado um interesse continuado, sobre a qual se procurou acumular conhecimento técnico e sobretudo experiência. A fotografia dava então os primeiros passos, determinada por condições onde se somavam estímulos de teor científico e de teor artístico. Entre os pioneiros da fotografia estão figuras portuguesas, como Frederick William Flower, Carlos Relvas e Carlos de Bragança. E Francisco Martins Sarmento, podemos agora acrescentar.



artigos | by Dr. Radut