Skip to Content

REIMAGINAR - PLANO GERAL-GRANDE PLANO

"Entre os cinco mil seiscentos e trinta e seis originais que compõem a Colecção de Fotografia da Muralha foram identificadas setenta e uma fotografias de fotografias, nelas se incluindo fotomontagens. Encontram-se, então, retratos de postais, de impressões fotográficas, de cartas de visita, de gravuras (o fotógrafo replica as imagens dos outros e as suas próprias imagens) mas também imagens compostas pela inclusão de um elemento que não estava na fotografia original. Dada a sua natureza reflexiva—fotografa-se algo já fotografado—estas imagens apresentam-se como pontos de paragem num exercício de elenco: afinal, um dos pontos essenciais da noção de arquivo.
As páginas que aqui se dedicam aos cinco ensaios fílmicos que compõem Grande Geral—Grande Plano, e que antecedem este texto, não traduzem o guião ou reproduzem as sequências fotográficas adoptadas, mas são uma síntese diagramática das superfícies de projecção intercaladas no espaço da exposição, numa escala que volta a aproximar-se da natureza da imagem fotográfica.
Os detalhes e sucessivos reenquadramentos (ou grande plano) apresentam-se como uma representação gráfica que ensaia, a preto e branco, utilizando a extensão dos fólios e da dupla página, para interpretar o plano contínuo de projecção."



artigos | by Dr. Radut