Skip to Content

REAKT - OLHARES E PROCESSOS


"Um projecto do ciclo Modos de Produção da programação de Arte e Arquitectura em que artistas diversos foram convidados a focalizarem os seus processos de trabalho sobre áreas específicas do concelho de Guimarães.

O objectivo deste projecto é produzir um encontro de diferentes abordagens artísticas sobre conceitos de contexto, a transferência de significado e as possibilidades de posicionar a prática artística no mundo contemporâneo. Os artistas são convidados a partilhar o seu processo criativo com a comunidade local e o público em geral, nos diferentes momentos e fases de desenvolvimento dos seus projectos.
Estes artistas abordarão o contexto local a partir de um ângulo à sua escolha e neste sentido têm visitado a cidade a título exploratório do que virá a ser a sua intervenção em 2012."
"Os objectivos e conceitos-chave do Ciclo Modos de Produção, ciclo em que ReaKt se integra, pretendem debater as formas através das quais as disciplinas, em particular as artísticas, se relacionam (entre si e com outras) e se posicionam nos campos de produção de conhecimento. Estas relações disciplinares, cuja evolução acompanha uma boa parte do século XX até à  actualidade, são fundamentais e a discussão de seus impactos mútuos foi crucial para o Programa de Arte e Arquitectura da Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012. Da antropologia e ciências sociais à produção espacial e arquitectura, do analógico ao digital, aqueles modos de conexão determinam que os processos artísticos e de produção mais tradicional de conhecimento cada vez menos podem pretender existir sem uma consciência aguda do seu próprio posicionamento entre si e no mundo, fatalidade que tem sido, para a arte, muitas vezes chamada de condição pós-autónoma."



artigos | by Dr. Radut