Skip to Content

PORTEL - AUGUSTO BRÁZIO

graficas, artes graficas, livros, print, books

“Terminadas que foram, em 2013, as comemorações dos 750 anos da fundação do castelo de Portel e do seu primeiro foral, em cujo programa a Câmara Municipal pretendeu promover a discussão, reflexão e partilha de conhecimentos sobre a História e o Património do concelho de Portel, estamos  agora, na continuidade do programa editorial previsto, a colocar à disposição de todos, um registo fotográfico de momentos e “flagrantes reais” da vida atual na comunidade portelense.

 O fotógrafo, Augusto Brázio, através do seu olhar e perceção, captou e elegeu instantâneos sobre diferentes aspetos da nossa realidade social. São imagens de acontecimentos, pessoas e lugares, às quais dá neste livro uma forma, um corpo e uma identidade própria.

 Foram “cliks” no momento certo que captaram as diversas realidades e dimensões da vida urbana atual (as suas contradições, a sua humanidade e a sua desumanidade) mas também as emoções da condição humana que resultam da relação do ser humano com o mundo atual: o desespero, a solidão, a alegria, a festa, o trabalho, a esperança...

São “imagens fotográficas de Portel”, que ilustram uma realidade atual baseada em detalhes e fragmentos de determinados factos selecionados e organizados esteticamente pela sensibilidade do autor, e sobre as quais se desafia o leitor a refletir, a compreender e a interpretar, pois nem sempre o “visível é aquilo que nos é apresentado perante os olhos”.

 Ficam assim reunidos, nesta publicação fotográfica, momentos únicos, enquadramentos perfeitos e expressões ideais, que jamais se repetirão, mas que documentam e testemunham situações e representações de uma memória contemporânea que ajuda a compreender nossa existência e que com certeza dará no futuro, origem a uma nova História.”



artigos | by Dr. Radut