Skip to Content

JORGE WELSCH - KO-SOMETSUKE - CHINESE PORCELAIN FOR THE JAPANESE MARKET

Artes-Gráficas

"O Catálogo da exposição apresenta um grupo intrigante de pratos de comida, ko-sometsuke, conhecidos como mukozuke que foram produzidos numa variedade de formas, incluindo peixes, cavalos, bois, folhas, pêssegos, beringelas, conchas e instrumentos musicais, entre outros.

Ko-sometsuke porcelana ("azul e branco velho") foi produzida específicamente para o mercado japonês durante as décadas finais da dinastia Ming (1368-1644). A ausência de patrocínio imperial chinês durante esse periodo levou os oleiros dos fornos de Jingdezhen, na provincia de Jiangxi, a procurarem novos mercados para a sua porcelana. Isto coincidiu com a crescente popularidade da cerimónia do chá no Japão, que exigia um número de diferentes utensílios. Cumprindo as ordens das encomendas dos mestres de chá japoneses resultou no florescimento do comércio de porcelana chinesa para o Japão nessa altura. Ko-sometsuke wares foram feitas ao gosto japonês, numa enorme variedade de formas estranhas, assimétricas e ocasionalmente bem-humoradas. Ela ilustra a capacidade de adaptação dos chineses na produção de porcelana feita à medida para um gosto específico, mesmo quando, como no caso de mukozuke , era tão diferente de tudo que o tinha sido feito até à data .

Eles são objetos extraordinariamente belos feitos para o ainda discreto gosto sofisticado dos mestres de chá japoneses, utilizando argila mal submetida a levigação, que propositadamente permite  imperfeições de todos os tipos, formas distorcidas e aderência de areia. Estas imperfeições foram, de facto, o que fez o ko-sometsuke, e, neste caso particular, o mukozuke, tão apreciado e valorizado por aqueles que preparavam e participavam na cerimónia do chá."

As exposições serão, respectivamente em Londres de 31 Outubro a 9 de Novembro e em Lisboa de 15 Novembro a 7 de Dezembro, 2013.



artigos | by Dr. Radut