Skip to Content

FESTIVAL INTERNACIONAL GUITARRA SANTO TIRSO 2013

"Esta é a XX edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso o que o torna uma incontornável manifestação artística na vida cultural tirsense. É bom que assim seja, porque mais importante do que a sua dimensão mediática, é a sua afirmação local e o modo como este evento enriquece o quotidiano dos nossos munícipes.

Mesmo com as dificuldades económicas atuais este é um evento de que não podemos abdicar. Devemos concentrar recursos, apurar os programas, mas não podemos destruir um património e uma cultura que lentamente mas, fundamente, se tem vindo a afirmar.
Como é habitual o formato do Festival integra concertos, que se concentram no mês de maio e inclui a realização de cursos. Esta dimensão, de trabalho prático junto de mestres credenciados, é muito relevante para os nossos músicos que, deste modo podem privar e aprender com professores de reconhecido mérito. O contacto com outros métodos pedagógicos e outras dimensões técnicas e artísticas é sem dúvida um fator de desenvolvimento da maturidade musical dos alunos.
Quanto aos concertos a oferta mantém o alto padrão de qualidade a que estamos habituados. Voltaremos a ver Pedro Rodrigues e David Russel, que já esteve entre nós diversas vezes, aos quais se juntarão outros ilustres músicos nacionais e estrangeiros.
A música é de todas as linguagens a mais universal. Aproxima culturas e povos difundindo os valores humanos mais elevados. Será essa a atmosfera que nos vai envolver no próximo mês de Maio."


 



artigos | by Dr. Radut