Skip to Content

EDGAR CARDOSO- ENGENHEIRO CIVIL CIVIL ENGINEER

gráficas

"No ano de 2013 cumpriu-se o centenário do nascimento, na cidade do Porto, de Edgar Cardoso.
Licenciado em Engenharia Civil na FEUP em 1937, Edgar Cardoso viria a ter uma distintíssima e invulgarmente longa carreira profissional de quase seis décadas, como projetista de pontes e de grandes estruturas.

Edgar Cardoso foi um dos mais notáveis rostos de duas ou três gerações de engenheiros civis, formados na FEUP e no IST, que entre o meio e o fim do século XX praticaram a Engenharia Civil a um nível de verdadeira excelência, em Portugal, nas antigas colónias portuguesas e em outros países do mundo.
As poucas décadas já passadas sobre o fim da sua atividade profissional vieram consolidar a ideia da excecionalidade do seu legado – dezenas de pontes espalhadas por quatro continentes – e da sua influência inspiradora de novas gerações de engenheiros de estruturas em Portugal, que têm visto as suas obras premiadas internacionalmente.
Por feliz coincidência, neste ano de 2013 completam-se 50 anos sobre a conclusão da Ponte da Arrábida sobre o rio Douro, no Porto, para muitos a sua maior obra-prima. A primeira grande ponte sobre o rio Douro integralmente projetada e construída pela Engenharia Portuguesa, recorde mundial na época para o maior arco em betão armado, ao longo deste meio século a Ponte da Arrábida tornou-se, pelo apurado desenho e pela cuidada implantação nas condições que a Natureza criou naquele ponto do estuário do Douro, um dos mais fortes ícones construídos do Porto e do País."

gráficas,livro capa dura



artigos | by Dr. Radut