Skip to Content

ATÉ ONDE NOS LEVAR O SABER - UMA HISTÓRIA DOS 40 ANOS DO ISCTE INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA


"A história dos 40 anos de existência do ISCTE-IUL, aqui narrada por Carlos Oliveira Santos, é bem ilustrativa do percurso distintivo desta instituição universitária face às restantes instituições do ensino superior público português. Distintivo, desde logo, pelas circunstâncias e propósitos do seu nascimento.
Ao ser a primeira instituição de ensino superior da chamada «Reforma Veiga Simão», criada, nas palavras do próprio, para que se desenvolvesse como uma nova instituição universitária, fora do universo tradicional do conservadorismo do poder académico instalado», o ISCTE-IUL cedo despertou a animosidade não só do tal poder académico instalado, mas também de alguns que nasceriam depois, como está bem patente nos primeiros capítulos deste livro.
Esta primeira fase de sobrevivência marcar-lhe-á, indelevelmente, um carácter de informalismo, autonomia, resiliência e inovação, obrigando-o a uma ligação permanente à sociedade e, posteriormente, a uma internacionalização precoce.
O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa chega assim aos 40 mantendo a sua cultura informal, resiliente, empreendedora e cosmopolita, mais forte do que nunca”.

 

Publicado na Newsletter Norprint, Dezembro, Ano 2012, No. 76




artigos | by Dr. Radut