Skip to Content

ÁLVARO LAPA

Não seguindo a linha habitual de publicação de catálogo de exposição fisicamente unitário, o catálogo que a Fundação EDP em co-edição com a Assírio e Alvim acabam de lançar é constituído por 3 volumes em caixa de resguardo, privilegiando os potenciais interessados a conhecerem de forma bem detalhada a vida e obra de Álvaro Lapa, para além da possibilidade de visita da respectiva exposição patente de 25/11/2006 a 28/01/2007 no Museu da Cidade – Campo Grande. Ambas as realizações, são aliás, o corolário lógico do galardão do grande Prémio EDP 2004 atribuído ao malogrado artista, falecido em 2006, aquando dos trabalhos de preparação da exposição e catálogo.


No volume dos Textos, encontra-se uma antologia com textos da autoria de Álvaro Lapa que acompanharam as exposições individuais e colectivas em que participou. Neste inclui-se igualmente os seus textos publicados em catálogos de exposições de outros artistas. Acompanha esta antologia de textos uma bibliografia (activa e passiva) e uma lista conjunta de exposições individuais e colectivas, ordenadas cronologicamente.
“Obras-com-palavras” conforme este título de volume sugere, contém trabalhos artísticos de Álvaro Lapa (na sua maioria pinturas), em que à respectiva componente imagética, está associada uma citação ou frase ou palavra(s), apresentadas em consonância com a imagem em causa, com rigor gráfico e/ou artístico. Por outras palavras, Álvaro Lapa apresenta “Obras-com-palavras”, numa perspectiva de associação imagem-texto como forma de comunicação visual, com um cunho pessoal e inovador por si. Por fim o volume “Paisagísticas” contém exclusivamente imagens de pintura consubstanciadas no tema da paisagem, fazendo parte dum percurso pictórico em torno do expressionismo abstracto.



artigos | by Dr. Radut